Socorro Gomes - Discurso do Centenário da Revolução de Outubro, Rússia

Friday, November 10, 2017

Discurso de Socorro Gomes, Presidenta do Conselho Mundial da Paz, nas comemorações do Centenário da Revolução de Outubro, eventos do Partido Comunista da Federação Russa
Novembro de 2017 | São Petersburgo e Moscou, Rússia

Queridas companheiros e queridos companheiros,

Estimados companheiros do Partido Comunista da Federação Russa,

Estimados representantes de partidos progressistas e organizações juvenis, sindicalistas, de mulheres e populares. É uma imensa honra participar na celebração do centenário da Revolução Russa.

Em nome dos lutadores pela paz, o Conselho Mundial da Paz transmite o Partido Comunista da Federação Russa a mais profunda gratidão pelo convite e a organização destes eventos de celebração de uma data gloriosa para o povo russo e para toda a humanidade.

Esta é uma oportunidade sem igual para o fortalecimento da esperança e da unidade entre as forças democráticas e progressistas do mundo que lutam pela emancipação social, a libertação nacional e a paz.

O Conselho Mundial da Paz tem a mais firme e profunda convicção de que sem o triunfo da Revolução Russa, não teria sido possível imaginar a paz e o triunfo dos povos contra a mais poderosa máquina de guerra que semeou dor inaudita para a humanidade.

A Revolução Russa foi realizada e vitoriosa em nome da paz, sob a inspiração da luta pela paz. E de fato, assegurou a paz, que foi um dos seus principais decretos.

O grande escritor brasileiro Jorge Amado escreveu uma de suas obras baseado em uma visita que fez aos países socialistas após a Segunda Guerra Mundial. Ele a intitulou O Mundo da Paz, ao se referir aos países socialistas que herdaram a Revolução de Outubro.

De fato, a grande Revolução Russa e o sistema internacional socialista criaram a base poderosa para a luta para assegurar a paz mundial. A humanidade será eternamente grata ao povo soviético por seu heroísmo na luta para salvá-la do nazi-fascismo.

Da mesma forma, a Revolução Russa garantiu uma base de apoio importante para a luta por libertação nacional de povos oprimidos pelo imperialismo e o colonialismo. Foi a base para a poderosa luta por libertação nacional, por independência, sem as quais o progresso social é impossível. O país soviético foi uma fortaleza para a eliminação das correntes que oprimem e massacram os povos.

Por causa de seu compromisso com a paz e a libertação dos povos, o país soviético ajudou imensamente com sua força política e moral na criação e no fortalecimento do movimento mundial da paz. Daí o ódio das forças do imperialismo, a reação e a guerra contra os valores promovidos pela Revolução de Outubro.

Hoje, o imperialismo, sob a liderança dos Estados Unidos e seus aliados da União Europeia, da OTAN e da reação mundial, estão levando a cabo uma ofensiva brutal contra a paz e a soberania e direitos dos povos, as leis internacionais e a democracia. Colocam em risco a paz e a segurança das nações com suas bases militares, armas nucleares, a corrida armamentista, o militarismo, intervenções e golpes de Estado.

Inspirado pelos ideais de luta pela paz e anti-imperialismo da Revolução de Outubro, o Conselho Mundial da Paz continua na luta pela libertação da humanidade de guerras, opressão e intervenções.

Estamos lutando contra todas as aventuras beligerantes do imperialismo hoje e expressamos nosso apoio aos povos que são alvo da ofensiva imperialista.

Destacamos as contribuições da China pela paz, o ímpeto do Vietnã pela consolidação de sua soberania e progresso social, a resistência da Coreia Popular, a luta tenaz de Cuba contra o bloqueio e suas vitórias incontestáveis.

Estamos com a Revolução Bolivariana da Venezuela, a luta do povo palestino contra a ocupação sionista, a resistência heroica da Síria e a justa luta do povo ucraniano e todos os povos da Europa contra o fascismo, em suas novas expressões.

Reafirmamos nosso compromisso com um futuro de paz e progresso para todos os povos, de solidariedade internacional e liberdade, em que todos possamos construir processos soberanos de emancipação nacional e social.

Juntos, sabemos que podemos honrar os heróis e mártires da humanidade e mostrar que seus sonhos, esperanças e desejos são possíveis, em resistência persistente e corajosa contra a dominação, as guerras, a opressão e a exploração nacional e social.

A luta continua, pela paz, a justiça e a fraternidade entre os povos. Por isso, é indispensável a mais ampla unidade possível entre todos os que lutam pela causa comum da paz, da democracia, justiça, os direitos dos povos e o progresso social.

Segue vigente o desejo por um mundo de paz.

Viva a gloriosa Revolução de Outubro! Viva a resistência, unidade e luta dos povos pela paz e a solidariedade internacional!